Investimentos sociais?

Sempre foi um desafio para sociedade vencer a pobreza. O que podemos dizer pela história é uma antiga guerra entre humanidade e pobreza.
Pobreza é um adjetivo, porém mais parece um ser. Como se pensasse, tem devastado grande parte da humanidade. Humanos, seres pensantes sendo vencidos por um adjetivo.
É claro que sabemos, que muitos de nós agem de maneira a buscar benefícios próprios a qualquer custo. Aparentemente pensar em si mesmo não seria um problema, não fosse o fato que isso significasse a morte de multidões.
Não é tarefa simples para o mais experiente líder, combater um adjetivo com milhares de anos de idade e, que conta com um rastro de sangue e de vitórias encima de nós.
Muitos líderes mundiais encontraram uma forma de dar uns golpes na pobreza, porém sem destruí-la, eliminando os que por ela foram atingidos, através de guerras, ou conseqüências da mesma. Também através de massacres, ou medidas econômicas sutis, mas fatais. E de certa forma, sem talvez explicarmos, grandes catástrofes naturais, em especial em nosso tempo, têm eliminados da existência da Terra, grande parte dos de nossa espécie.
Há também os líderes, que procuram “investir” em programas que mantém o atingido pela pobreza, vivo, porém tampouco este consegue se desprender da cruel pobreza.
Com tantos investimentos nos atingidos, ou podemos até dizer na pobreza, poderíamos colecionar algumas vitórias, mas ingenuidade a nossa. A pobreza sempre vence, pois o que passou fome ontem, recebe a comida hoje e, amanhã, ele e seus filhos terão fome. Os atingidos se multiplicam e, por sua vez, a pobreza ganha força.
Talvez estejamos tentando suborná-la, no intuito dela levar menos de nós, mas sua impiedade vem com precisão e nos consome.
O maior de todos os desafios é enfrentar a pobreza de frente. Investimentos ousados no desenvolvimento econômico, na educação e saúde do povo, crendo no potencial do homem simples. Apostando onde muitos não apostariam. Acreditar que é possível. Possível hastear uma bandeira, ainda que manchada pelo sangue e, lutar com a coragem dos que já deram suas vidas pelo ser humano, a mais nobre das causas.
Não é possível tirar um homem da pobreza, pois esta está na alma dele. É preciso tirar a pobreza do homem.

Marcelo Gil da Silva

Comentários

Alessandra disse…
Marcelo, parabéns pelo excelente texto!

Postagens mais visitadas deste blog

Capitalismo X Feudalismo Aprimorado

Vídeo: Igreja Evangélica Javé-Nissi de Bonito (MS) realiza batismo nas águas

Asfalto entre Bonito e o Pantanal?