Educação Familiar

Educação é um tema muito discutido nos dias de hoje, especialmente no Brasil, onde o sistema público educacional, que muitos pensavam ter falido, consegue descer mais degraus.
Um aspecto que nem todos sabem, mas é verdade, nos dias de hoje é comum escolas públicas não ensinarem a ler e escrever. Isso pode parecer um problema pequeno, pois é algo tão básico, o que nem se compara às entranhas da Língua Portuguesa ou qualquer outra, ou mesmo às equações, logarítimos e etc.
Porém, não conhecer a linguagem na qual normalmente os conhecimentos são transmitidos, é como construir uma casa sem alicerce. Logo vem o vento e a derruba.
Normalmente se vê crianças e adolescentes escrevendo um "texto", que mais se assemelha a um "tijolo" de palavras, sem vírgulas, sem pontos, sem maiúsculas, sem noção. As nobres pessoas, ditas como futuro da humanidade também não sabem o significado do que escrevem, nem tampouco o que conseguem ler.
Todo o conhecimento da humanidade está escrito nas diversas línguas, espalhadas nas bibliotecas, onde grande parte já está na internet, mas inacessível aos pupilos da nova deseducação.
De fato, os governos já se mostraram ineficientes na educação, mas quando se fala em responsabilidade, as pessoas fogem dela. Mas a responsabilidade é de todos.
Os pais em geral, acreditam que os filhos são responsabilidade do Estado, o que por sua vez começa a acreditar que os filhos são dele. Isso tem feito com que os pais renunciassem a educação, confiando que as escolas podem exercer sozinhas o papel de formar o caráter das pessoas.
Nas escolas públicas, por exemplo, sem autonomia, possuem professores desinteressados, além de não haver metas. Não se trabalha em prol de algum objetivo. Além disso, a contratação é através de concurso, o que significa que não se precisa ser bom professor.
O que se percebe é uma descrença na família, o que para muitos é normal, pois família seria algo "careta", mas é a base da humanidade. De qualquer forma, filhos educados, ou melhor dizendo "deseducados" ao acaso, proporcionarão um futuro sombrio para nossa espécie.
Mesmo que se inicie uma mudança, o que teria que ser uma verdadeira "revolução" no sistema educacional, os resultados viriam após uns 20 anos, mas é como um grão de mostarda, a menor semente das hortaliças, mas ao crescer, se torna a maior delas.
As sementes tornam-se grandes árvores, se regadas e cuidadas. As crianças tornam-se pessoas se educadas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capitalismo X Feudalismo Aprimorado

Vídeo: Igreja Evangélica Javé-Nissi de Bonito (MS) realiza batismo nas águas

Asfalto entre Bonito e o Pantanal?